Revestimentos de Coberturas Inclinadas
Este documento estabelece o enquadramento que possibilita às organizações o desenvolvimento de estudos/documentos sobre o desempenho ambiental de produtos para revestimento de pavimentos, através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e ainda a comunicação desse desempenho através de Declarações Ambientais de Produto Tipo III (DAP).
A categoria de produto “revestimentos de coberturas inclinadas” inclui diferentes tipologias de produtos destinados à proteção das edificações contra as ações atmosféricas (chuva, vento, neve, etc.). Existem vários sistemas construtivos para coberturas inclinadas, no entanto a todos é comum o estrato que fica em contacto com o exterior, o acabamento final, normalmente designado por revestimento de cobertura. Os produtos para revestimento de coberturas inclinadas devem garantir os seguintes requisitos funcionais: impermeabilidade; resistência suficiente para suportar solicitações e impactos; possuir leveza e ser durável.
O tipo de produtos incluídos nesta categoria são, normalmente peças simples e impermeáveis, existindo uma panóplia de materiais metálicos, pétreos naturais, pétreos artificiais, betuminosos, poliméricos, mistos, etc.
De acordo com as normas Europeias harmonizadas no âmbito da Marcação CE dos produtos da Construção, os produtos de revestimentos de coberturas inclinadas podem ser:
- Telhas cerâmicas;
- Telhas de betão;
- Telhas de alumínio;
- Telhas plásticas;
- Telhas de vidro;
- Telhas de policarbonato;
- Telhas de fibrocimento;
- Telhas de ardósia ou outro tipo de pedra;
- Chapas de aço zincado;
- Placas onduladas betuminosas;
- Entre outros.