Sistema DAP Habitat

Com o objetivo de identificar e reduzir os impactes ambientais negativos procedentes das atividades produtivas da fileira do habitat, reconhece-se como bom princípio estudar o desempenho ambiental dos produtos e serviços utilizados nesta cadeia. As declarações ambientais Tipo III são baseadas em estudos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), que objetivam identificar os potenciais impactes dos produtos/serviços. Assim, as Declarações Ambientais de Produtos (DAP) surgem como uma ferramenta de comunicação da informação ambiental de produtos/serviços assegurando a sua validade científica, por ser um documento verificado por terceira parte antes de publicado.

Com o intuito de cooperar na elaboração e publicação deste tipo de documentos em Portugal, nasceu o Sistema DAP Habitat, programa de registo nacional de Declarações Ambientais do tipo III para produtos da fileira do habitat.

O sistema DAP Habitat foi construído no âmbito de um projeto SIAC, “aprovado no âmbito da Estratégia de eficiência coletiva do Cluster Habitat Sustentável que visou desenvolver, com visibilidade nacional e internacional, um sistema de verificação e registo de Declarações Ambientais de Produtos, específico para produtos do habitat, com base em critérios objetivos e independentes, que permitam a realização e disponibilização de Regras de Categoria de Produto (RCP) que fundamentem a elaboração das DAP devidamente validadas numa base de dados de acesso público.

 

DAPHabitat

O Sistema DAPHabitat é um programa de registo de Declarações Ambientais de Produto para produtos e serviços da fileira do habitat, alinhado com a ISO 14025 e a EN 15804. Este programa de registo português permite que qualquer empresa ou entidade interessada solicite o desenvolvimento de RCP ou registe DAPs, independentemente do seu país de origem.

O registo das DAP permite disponibilizar informação sobre o desempenho ambiental dos produtos/serviços através de documentos verificados por uma terceira parte independente. Ao desenvolver-se uma DAP veicula-se através desta, informação exata e verificada que pode estimular a melhoria contínua dos produtos do mercado. Por um lado os fabricantes conhecerão melhor o desempenho dos seus produtos, podendo identificar oportunidades de melhoria a fim de reduzir o impacte ambiental negativo dos mesmos. Por outro lado, no momento da aquisição destes produtos, os clientes (empresas ou consumidores finais) poderão considerar a sua escolha através de informações fidedignas.

Principais objetivos deste programa de registo:

  • promover a elaboração e o registo de DAPs para produtos da fileira do habitat;
  • criar uma dinâmica de disponibilização de informação sobre o desempenho ambiental de produtos de construção.

Vantagens de registar uma DAP:

  • valorização dos produtos com base em critérios objetivos;
  • ferramenta útil aos produtores para a melhoria dos aspetos negativos e valorização objetiva dos aspetos positivos dos seus produtos;
  • utilizar o conteúdo das DAP para a avaliação da sustentabilidade da construção;
  • melhoria na competitividade dos produtos nacionais e eliminação de eventuais barreiras à exportação em mercados exigentes e sensíveis ao desempenho ambiental dos produtos;
  • integração dos produtos do habitat na rede internacional.