Tipologia das RCP

O desenvolvimento de documentos RCP é um dos trabalhos mais exigentes no que diz respeito ao funcionamento de um programa de registo. Ter documentos RCP facilita aos especialistas a realizaçãode dos estudos de ACV , uma vez que fornece algumas indicações e directrizes para a sua execução, como ainda permite alguma economia no esforço das empresas em realizar estes estudos de suporte à realização das Declarações Ambientais de Produto.

Devido ao esforço exigido para a realização destes documentos, o Sistema DAPHabitat seguiu o exemplo de outros programas mais maduros e elaborou com base na EN 15804+A1, o documento RCP: modelo-base para produtos e serviços de construção. Este tipo de documento é um RCP macro com características específicas de utilização, facilitando a realização de documentos RCP: específicos.

Assim, o Sistema DAPHabitat disponibiliza dois tipos de documentos RCP, sendo o seu âmbito de utilização descrito através do esquema apresentado.

dap diagrama3s

Uma DAP realizada de acordo com este documento RCP deve comunicar informação fiável e verificável sobre o desempenho ambiental de revestimentos de pavimento. Após a elaboração da DAP, a organização deve encaminhar o processo para um Organismo de Certificação reconhecido pelo Sistema DAPHabitat para validação da informação declarada. (...) ver mais

Um documento RCP específico para uma determinada categoria de produto, no âmbito dos produtos e serviços de construção, deve definir, no mínimo, a vida útil de referência, a unidade funcional e a unidade declarada relevante para o conjunto de produtos que representa. Todas as RCP específicas a publicar na base de dados do Sistema DAPHabitat têm de se submeter ao processo de consulta pública, bem como à validação da Comissão Técnica.

Todas as etapas do desenvolvimento de documentos RCP encontra-se descrita em Desenvolvimento de novos RCP e todos os documentos RCP disponíveis no Sistema DAPHabitat estão publicados na página “RCP disponíveis"