25/01/2023 | DAP Habitat

DAP, Edifícios e Energia!

A Directiva Europeia para o Desempenho Energético de Edifícios (EPBD), atualmente em revisão e brevemente disponível aos Estados-Membros, compreende a introdução de exigências sobre o cálculo da energia incorporada e a pegada de carbono dos edifícios. Estes cálculos, obtidos através de um estudo de avaliação de ciclo de vida, estão presentes nas Declarações Ambientais de Produto (DAP).

Quando alinhadas com sistemas de certificação LEED ou BREEAM, as DAP permitem ainda o aumento da pontuação de edifícios pois contém informações sobre a energia incorporada e a pegada de carbono de materiais usados na construção. Esta pontuação adicional atua como incentivo aos projetistas e fabricantes. Para além disso, a reabilitação de edifícios e as atuais exigências para a descarbonização do parque construído até 2050 servem-se das DAP, visto que as mesmas informam a performance ambiental de produtos a serem utilizados em obra. Assim, nesta nova dimensão da sustentabilidade dos edifícios, as DAP ganham protagonismo.


Conforme mencionado na mais recente edição da revista “Edifícios e Energia” (edição janeiro/fevereiro 2023), em Portugal, o Sistema DAPHabitat, sistema de registo de DAP orienta fabricantes portugueses a registar esta ferramenta de comunicação que fornece o perfil ambiental detalhado ao longo do ciclo de vida dos seus materiais de construção e processos construtivos.
Por outro lado, os fabricantes portugueses têm a possibilidade de comparar os seus produtos com produtos europeus da mesma função e pertencentes à mesma categoria. Como resultado, é estimulada a competitividade e o maior posicionamento num mercado orientado para a sustentabilidade.