Recolha de dados e Compilação da informação

De acordo com a NP ISO 14025:2009, no desenvolvimento das DAP devem considerar-se e estar incluídos todos os aspetos ambientais relevantes do produto, ao longo do seu ciclo de vida. Os dados devem ser gerados através da utilização dos princípios, estrutura, metodologias e práticas estabelecidas pela série de Normas ISO 14040 (ISO 14040 e ISO 14044).

Todos os dados a utilizar na elaboração de uma DAP têm de estar de acordo com os requisitos das Normas mencionadas e ainda de acordo com as “Instruções Gerais do Sistema DAPHabitat” e com o documento RCP:modelo-base e com o RCP-específico.

Informação ambiental relevante a incluir na DAP

Uma DAP é composta por um conjunto de informações verificáveis sobre o desempenho ambiental do produto ou serviço. A informação ambiental a incluir numa DAP baseia-se essencialmente no estudo de ACV, no entanto deve ser incluído outro tipo de informação ambiental adicional.

O Sistema DAPHabitat disponibiliza um modelo para a elaboração das DAP. Este modelo tem como objetivo facilitar e uniformizar a organização e apresentação da informação.

Os conteúdos obrigatórios a incluir numa DAP são referidos nas Regras para a Categoria de Produto bem como nas “Instruções Gerais do Sistema DAPHabitat”. Uma DAP elaborada de acordo com os requisitos do Sistema DAPHabitat deve incluir os seguintes conteúdos:

  • Informações gerais a declarar;
  • Informações relacionadas com a DAP;
  • Informações relacionadas com o produto;
  • Informações relacionadas com o desempenho ambiental do produto/serviço;
  • Informação relacionada com a verificação e registo da DAP;
  • Referências.