Verificadores

Os verificadores são técnicos profissionais com as qualificações necessárias para pertencer a uma bolsa de verificadores gerida por um determinado organismo de certificação. Estes profissionais devem determinar se uma DAP elaborada por uma determinada organização cumpre com as normas nacionais e internacionais, se está de acordo com a RCP de referência e ainda se cumpre com os requisitos do programa (Instruções Gerais do Sistema DAPHabitat).

Para a integração na bolsa de verificadores, o técnico interessado deverá enviar ao organismo de certificação o pedido de integração de acordo com a documentação indicada pela entidade reconhecida pelo Sistema DAPHabitat. O procedimento de integração e qualificação de técnicos como verificadores qualificados é parte relevante do Sistema DAPHabitat e é função do organismo de certificação.

A decisão sobre a qualificação de um verificador pode recorrer da necessidade de este efetuar uma verificação inicial de uma DAP, de modo a provar a sua competência no procedimento de verificação de uma DAP, no caso de não haver referências. Assim, é aceitável que seja efetuada a verificação de uma DAP, conducente para o processo de registo no Sistema DAPHabitat, para evidenciar os requisitos de competência necessários do verificador.

O Organismo de Certificação comunica ao Sistema DAPHabitat quais são os verificadores qualificados para a realização da verificação das DAP. O verificadores reconhecidos são divulgados na página – Lista de Verificadores.