Cooperação Internacional

Após dois anos da assinatura do Memorando de Entendimento, a ECO-Platform foi fundada no dia 4 de Junho de 2013. Esta organização internacional aglutina operadores europeus de programas de registo de Declarações Ambientais de Produto (DAP) do sector da construção, entre os quais está o programa de registo português – Sistema DAPHabitat.

eco_platformwww.eco-platform.org

O objetivo da ECO-Platform é apoiar o fornecimento de informação científica verdadeira, credível e imparcial na forma da declaração ambiental Tipo III para produtos do sector da construção. Os membros da ECO-Platform têm envidado esforços para que exista o reconhecimento mútuo entre as DAP registadas pelos programas de registo europeus pertencentes a esta associação. Considera-se como objetivo principal que todas as DAP destes programas sejam compatíveis com o formato Europeu acordado na ECO-Platform, utilizando o logótipo desta associação que garante a qualidade da informação do documento, garantindo que o conteúdo seja reconhecido como fidedigno possa circular pela Europa.

Esta iniciativa da ECO-DAP Europeia irá reduzir o esforço dos fabricantes, permitindo que a indústria comunique a informação ambiental relevante dos seus produtos em um formato harmonizado e reconhecido entre os países europeus. A ECO-Platform garante a máxima qualidade e a aceitação internacional das Declarações Ambientais de Produto registadas nos membros associados.

Para iniciar o processo de construção do Sistema DAPHabitat em Portugal, contou-se com a colaboração do programa de registo Alemão (IBU http://bau-umwelt.de), que no seio da ECO-Platform continua a ser o mentor do programa português.